Jornalismo tradicional em vias de extinção?

Teresa Pinheiro

Teresa Pinheiro

Jornalismo tradicional em vias de extinção?

Atualmente, são cada vez mais as pessoas que se informam através do feed das redes sociais, como o Facebook, Instagram, ou Twitter… Isto leva a que o consumo de conteúdo produzido pelo jornalismo profissional, nomeadamente, os jornais físicos, diminua. Mas será que vai desaparecer? É muito pouco provável.

A solução está em encontrar outras maneiras de comunicar e de partilhar as notícias produzidas. A comunicação tem esta enorme capacidade de evoluir e de acompanhar as mudanças de hábitos e consumo da sociedade.

É inquestionável a importância histórica que o jornalismo teve e tem na sociedade. Sem o jornalismo, as pessoas não estariam informadas, algo essencial para a promoção da educação. Ao longo dos anos, foram várias as novas invenções, como o rádio, o telefone ou a televisão, contudo, ao contrário do que era esperado, estas não se extinguiram, tiveram apenas de se reinventar e de evoluir. Por isso, haverá uma tendência para que isto aconteça novamente agora. Estas novas formas de acesso à informação vêm apenas complementar, e não substituir os órgãos de comunicação social mais tradicionais. Os jornais já têm acompanhado esta evolução, ao partilhar notícias e artigos através das redes sociais. Assim, conseguem chegar ao público de uma maneira mais direta e em constante atualização.

O jornalismo profissional prima pela objetividade, coerência e verdade. Estes mesmos critérios muitas vezes não são aplicados às notícias e informações que são partilhadas nas redes sociais, porque não há um elemento superior que controle a veracidade das mesmas. Ou seja, nem sempre são fidedignas, porque provêm, muitas vezes, de fontes mais duvidosas e questionáveis. Assim, o jornalismo tradicional não pode ser extinto por ser uma fonte verdadeira, reconhecida e necessária de informação.

A tendência será a evolução e adaptação dos media tradicionais às necessidades e desejos da sociedade atual, que são, sem dúvida, diferentes dos de há 10, 20 ou 30 anos. Assim, é imprescindível analisar quais as alterações que devem ser feitas para que os órgãos de comunicação mais tradicionais consigam acompanhar a evolução do mundo atual, seja através de plataformas online, redes sociais, …

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2023-04-11T20:56:46+00:00
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