Os algoritmos das redes sociais na formação da opinião pública

Sofia Moreira

Sofia Moreira

Os algoritmos das redes sociais na formação da opinião pública

Os algoritmos determinam o conteúdo apresentado no feed das redes sociais de cada utilizador sob o pretexto de oferecer uma experiência personalizada. Estes analisam as interações anteriores e priorizam conteúdos semelhantes ou relacionados.

São ainda tidas em consideração outros critérios, como os interesses, as contas seguidas e os hábitos de utilização das plataformas de um modo geral, para oferecer conteúdo relevante.

Mas como é que os algoritmos, que impulsionam o conteúdo, podem moldar as opiniões e perceções das pessoas?

A análise das interações passa por perceber o comportamento individual dos utilizadores, através dos seus cliques, gostos e partilhas, que acaba por os expor maioritariamente a opiniões já existentes na sua mente, criando assim uma “bolha de filtro”.

Esta dinâmica tende a impedir que sejam sujeitos a diferentes pontos de vista e que a sua crença seja reforçada, visto que as pessoas estão mais dispostas a aceitar essas informações. Isto gera uma radicalização de ideias prejudiciais para a sociedade como um todo, uma vez que torna mais difícil a aceitação de posicionamentos diferentes.

Para além disto, os conteúdos também podem ser destacados através de outros fatores, como a sua atualidade e o engagement (envolvimento).

O conteúdo mais recente é priorizado pela sua relevância temporal, de modo a manter os utilizadores esclarecidos sobre eventos e tendências atuais em tempo real. Este acaba por ser muitas vezes apresentado de forma excessiva e até descontextualizada, o que pode levar o público a formar opiniões sem um fundamento sólido ou com uma base desatualizada.

Numa outra ótica, também é destacado conteúdo com uma maior carga emocional, com um cariz mais viral ou mais sensacionalista, que está mais sujeito a um maior número de interações, como partilhas e comentários. Isto gera mais engagement e leva à rápida difusão de informações, por vezes extremas e irrealistas, que contribuem para a consolidação de posturas mais extremas.

O reforço de opiniões extremas influencia a forma como as pessoas se envolvem em questões sociais e políticas, nomeadamente na formação da visão política do público e a sua participação cívica.

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2024-04-20T17:56:10+00:00
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