
É licenciado em Gestão Empresarial e tem uma experiência de mais de 25 anos em Comunicação, incluindo jornais, revistas, rádio, comunicações políticas, entre outras vertentes. Passou pelo Primeiro de Janeiro e Semanário e, em 2000, foi o primeiro diretor da revista GQ em Portugal. É o fundador da Porto de Ideias, uma agência de comunicação no seio da cidade invicta, que é hoje conhecida e reconhecida pelos seus serviços de assessoria mediática, os eventos políticos e campanhas eleitorais, os eventos desportivos como a Extreme Sailing Series ou o Circuito da Boavista ou os múltiplos eventos corporativos. Carlos Furtado mantém, ainda, uma ligação ao mundo universitário, sendo frequentemente convidado para conferências e para falar sobre comunicação e relações públicas em instituições de ensino superior. É um homem apaixonado pela família, pelo Porto e pelo Boavista Futebol Club!

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com uma pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos e várias formações em Imagem, Comunicação com os Media e Marketing Político, a Isabel iniciou a sua vida profissional numa multinacional. Em 2000, fundou a empresa QI – Consultores de Comunicação, onde desenvolveu vários projetos de referência com empresas de diversos setores de atividade. Desde 2008, assumiu a gerência da Porto de Ideias. Casada, com dois filhos, destaca a capacidade de comunicação, o espírito de liderança e o gosto pela literatura, pela música e por novos desafios.

Licenciada em Comunicação Social e Relações Públicas pela Universidade do Minho, a Dina iniciou a sua carreira profissional em 2001, como gestora de contas júnior na Mediana Imagem e Comunicação. Em 2002, integrou a equipa da QI, que transitou para a Porto de Ideias e na qual desempenha hoje a função de gestora de clientes sénior de áreas tão distintas como educação, tecnologia, indústria, saúde, hotelaria, desporto, entre outras. Com mais de 15 anos de experiência em áreas como a assessoria de imprensa, organização de eventos, relações públicas, gestão de redes sociais, marketing político e campanhas eleitorais, demonstra ainda facilidade no relacionamento interpessoal, proatividade e dinamismo.

É licenciada em Ciências da Comunicação pela Escola Superior de Jornalismo do Porto e iniciou a carreira profissional de jornalista nas redações do Diário de Notícias e do Primeiro de Janeiro. A Teresa integrou a equipa da QI – Consultores de Comunicação e transitou para a Porto de Ideias aquando da fusão das duas empresas. É gestora de clientes sénior em Assessoria de Comunicação, Relações Públicas, Eventos Empresariais, Eventos Institucionais e Produção de Conteúdos. Profissional experiente e empenhada, demonstra uma atitude proativa face aos objetivos definidos e resultados a atingir. O percurso profissional tem sido pautado por diversos desafios e clientes em áreas distintas, como a saúde, a educação, a tecnologia e o desporto. A passagem pelo jornalismo permitiu construir uma vasta carteira de contatos, que se vieram a revelar fulcrais na assessoria de comunicação e organização de eventos empresariais. Ao longo dos últimos anos, organizou e coordenou grandes projetos como campanhas eleitorais, eventos desportivos de vela e hipismo, seminários e conferências.


Orgulhosamente transmontana, a Soraia licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde destaca a sua vida associativa muito ativa, tendo passado pela Associação Académica da UTAD, Núcleo de Ciências da Comunicação e UTAD Solutions Consulting (empresa júnior). Durante a licenciatura, teve a oportunidade de estagiar em São Paulo (Brasil) na Tudo em Pauta – Comunicação Integrada, onde teve uma das melhores experiências profissionais a nível de assessoria de comunicação. Depois da licenciatura, trabalhou numa agência de comunicação e marketing em Vila Real, fez uma pós-graduação em Ciências Económicas e Empresariais e encontra-se a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação, no ramo de relações públicas e publicidade. Considera-se uma pessoa de pessoas, apaixonada pela comunicação e pela área de eventos.

Licenciado pelo IPAM em Gestão de Marketing, o Francisco tem várias formações complementares como Relações Públicas, pela Escola das Artes, ou o 14º nível de Inglês, pela American Language Institute, tendo ainda frequentado o curso de Engenharia Metalúrgica até ao 5ª ano, altura em que descobriu que o Marketing e os Eventos eram a sua paixão. Depois de uma passagem pela DMP/ASO, criou a ELR – Promoções e Exposições. Na primeira, colaborou no lançamento da SIC, bem como em várias ações promocionais do canal de televisão que percorreram o país. Na ELR, onde era responsável pela direção comercial e planeamento, promoveu várias Voltas a Portugal em Bicicleta, em colaboração com o JN, que era o organizador. Foi responsável pela conceção e montagem de vários roadshows – onde se destacam, por exemplo, o “O Euro na estrada”, que serviu para lançar a moeda única, ou o roadshow para o Centro de Informação Jacques Delors, sobre Cidadania – e pela inauguração, lançamento e promoção do Centro de Ciência do Europarque. Especializou-se na produção de conteúdos para centros comerciais, tendo trabalhado com a maioria dos grupos existentes em Portugal.

A Marta começou na área do Turismo, no posto da Câmara Municipal do Porto e numa agência de viagens, após frequentar o curso de Turismo na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. Licenciou-se em Marketing e passou por várias áreas: campanhas e promoções, elaboração de catálogo, gestão de stocks e escolha de coleções, design gráfico, imagem corporativa, gestão de recursos humanos e criação de departamentos de marketing numa empresa de venda por catálogo e numa empresa de diagnóstico médico. Mas foi na área de eventos que se especializou, pois aí encontrou uma forte ligação entre o Turismo e o Marketing. Foi gestora de eventos numa grande empresa de café, integrando a marca em eventos como Casa Decor, Portugal Fashion, Corridas da Boavista ou Essências do Vinho e Gourmet. Organizou, ainda, torneios de golf e regatas para a mesma marca, bem como eventos gourmet com vários chefs de renome nacional.

O Afonso é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, desde 2019. Viveu um semestre em Inglaterra e estudou na Loughborough University, onde aprofundou conhecimento em marketing e comunicação, graças ao programa de mobilidade Erasmus+. Para além disso, promoveu entrevistas e relatos desportivos em solo inglês. A par da licenciatura, esteve envolvido num projeto de jornalismo académico e trabalhou como redator nas áreas de cultura e desporto. Voltou à cidade do Porto, onde nasceu e é finalista e membro da Comissão de Curso do Mestrado de Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas da Universidade do Porto, onde se mesclam duas paixões: o marketing e o empreendedorismo. Fascina-lhe a gestão e construção de marca, a produção de eventos, a música, o desporto, a política e a tecnologia. Gosta de desafios e de pensar em cada projeto de uma forma personalizada, em função da identidade e dos objetivos dos clientes. Foi atleta de basquetebol, tocou piano e é autodidata na guitarra.

A Inês realizou o curso de Design Gráfico na FLAG, no Porto, e encontra-se neste momento a iniciar a sua vida profissional, colaborando com algumas entidades no desenvolvimento de grafismos que compõem a identidade gráfica da marca como logótipos, cartões de visita, flyers, cartazes e alguns conteúdos fotográficos e para redes sociais. As áreas artísticas em que tem maior interesse são as de merchandising, identidade gráfica, ilustração, pintura digital, fotografia e edição de imagem. No futuro, procura desenvolver os seus conhecimentos na área de Web Design aliada à UX/UI e na área da Ilustração e Animação 3D. Tem como principal objetivo ter um conhecimento abrangente de um maior número de áreas para que, tirando partido das vantagens de cada uma, possa conciliá-las da melhor forma nos vários projetos, fazendo com que as peças finais possam ser demonstradas em vários tipos de suporte.

Fascinada pela arte da comunicação e tudo o que ela envolve, é licenciada em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto desde 2021, tendo iniciado carreira no mesmo ano. Apesar de ter escolhido o curso com o intuito de seguir a vertente jornalística, apercebeu-se, mais tarde, que era pela assessoria de comunicação que queria enveredar e fazer vida, tendo-se especializado no terceiro e último ano da licenciatura nessa mesma área. Ao longo do percurso académico fez parte de alguns projetos, entre eles o Jornal Universitário do Porto, como membro da editoria de Sociedade. O marketing, organização de eventos, produção de conteúdos, gestão de redes sociais e a relação com a imprensa são os seus principais interesses dentro da profissão. Está desde cedo ligada a ações de voluntariado e ao apoio a causas sociais e animais. O gosto pela música, séries televisivas, cinematografia e viagens é também indiscutível. Considera-se uma pessoa dedicada e está sempre pronta para novos desafios e projetos.



Apesar de sempre ter sonhado em dançar, a Daniela enveredou pela área da comunicação, que a conquistou. Encontra-se no último ano de licenciatura no curso de Comunicação Empresarial no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e sempre priorizou as atividades extracurriculares. A paixão pela comunicação em ambiente empresarial e, mais especificamente, a nível de organização de eventos surgiu quando integrou a Associação de Estudantes e fez parte da comissão organizadora de vários eventos académicos, como a equipa de redação do jornal da universidade, a Odisseia da Comunicação, entre outros projetos. Considera-se apta para enfrentar os desafios que lhe são propostos, sempre com um espírito aberto de iniciativa e determinação.