Proximidade e know-how

Equipa

Uma equipa multidisciplinar e experiente.
Os melhores parceiros do seu negócio.

Carlos Furtado

É licenciado em Gestão Empresarial e tem uma experiência de mais de 25 anos em Comunicação, incluindo jornais, revistas, rádio, comunicações políticas, entre outras vertentes. Passou pelo Primeiro de Janeiro e Semanário e, em 2000, foi o primeiro diretor da revista GQ em Portugal. É o fundador da Porto de Ideias, uma agência de comunicação no seio da cidade invicta, que é hoje conhecida e reconhecida pelos seus serviços de assessoria mediática, os eventos políticos e campanhas eleitorais, os eventos desportivos como a Extreme Sailing Series ou o Circuito da Boavista ou os múltiplos eventos corporativos. Carlos Furtado mantém, ainda, uma ligação ao mundo universitário, sendo frequentemente convidado para conferências e para falar sobre comunicação e relações públicas em instituições de ensino superior. É um homem apaixonado pela família, pelo Porto e pelo Boavista Futebol Club!

Isabel Côrte-Real

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com uma pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos e várias formações em Imagem, Comunicação com os Media e Marketing Político, a Isabel iniciou a sua vida profissional numa multinacional. Em 2000, fundou a empresa QI – Consultores de Comunicação, onde desenvolveu vários projetos de referência com empresas de diversos setores de atividade. Desde 2008, assumiu a gerência da Porto de Ideias. Casada, com dois filhos, destaca a capacidade de comunicação, o espírito de liderança e o gosto pela literatura, pela música e por novos desafios.

Dina Coelho

Licenciada em Comunicação Social e Relações Públicas pela Universidade do Minho, a Dina iniciou a sua carreira profissional em 2001, como gestora de contas júnior na Mediana Imagem e Comunicação. Em 2002, integrou a equipa da QI, que transitou para a Porto de Ideias e na qual desempenha hoje a função de gestora de clientes sénior de áreas tão distintas como educação, tecnologia, indústria, saúde, hotelaria, desporto, entre outras. Com mais de 15 anos de experiência em áreas como a assessoria de imprensa, organização de eventos, relações públicas, gestão de redes sociais, marketing político e campanhas eleitorais, demonstra ainda facilidade no relacionamento interpessoal, proatividade e dinamismo.

Teresa Garcia

É licenciada em Ciências da Comunicação pela Escola Superior de Jornalismo do Porto e iniciou a carreira profissional de jornalista nas redações do Diário de Notícias e do Primeiro de Janeiro. A Teresa integrou a equipa da QI – Consultores de Comunicação e transitou para a Porto de Ideias aquando da fusão das duas empresas. É gestora de clientes sénior em Assessoria de Comunicação, Relações Públicas, Eventos Empresariais, Eventos Institucionais e Produção de Conteúdos. Profissional experiente e empenhada, demonstra uma atitude proativa face aos objetivos definidos e resultados a atingir. O percurso profissional tem sido pautado por diversos desafios e clientes em áreas distintas, como a saúde, a educação, a tecnologia e o desporto. A passagem pelo jornalismo permitiu construir uma vasta carteira de contatos, que se vieram a revelar fulcrais na assessoria de comunicação e organização de eventos empresariais. Ao longo dos últimos anos, organizou e coordenou grandes projetos como campanhas eleitorais, eventos desportivos de vela e hipismo, seminários e conferências.

Ricardo Neves

O Ricardo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e chegou à Porto de Ideias em 2015. Com um percurso pessoal e académico que tocou outras áreas de interesse, da biologia ao marketing e às artes performativas, encontrou na comunicação uma forma eficiente de conjugar algumas paixões e fontes de motivação distintas, mas complementares – o design de comunicação, os conteúdos, a comunicação digital e a produção de eventos. Entusiasmam-no a criatividade no design, na arquitetura e na publicidade; a música, a dança e as produções artísticas; o cinema, as séries televisivas e um argumento e cinematografia inspirados; a investigação jornalística, o debate, a sátira política e a luta por direitos fundamentais; a inovação no hardware, no software e na ergonomia de interfaces que revolucionam a experiência do utilizador; as pessoas que questionam, opinam, valorizam, fazem e desfrutam; e os patudos, tão imprevisíveis e genuínos quanto dedicados.

Soraia Marcelo

Orgulhosamente transmontana, a Soraia licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde destaca a sua vida associativa muito ativa, tendo passado pela Associação Académica da UTAD, Núcleo de Ciências da Comunicação e UTAD Solutions Consulting (empresa júnior). Durante a licenciatura, teve a oportunidade de estagiar em São Paulo (Brasil) na Tudo em Pauta – Comunicação Integrada, onde teve uma das melhores experiências profissionais a nível de assessoria de comunicação. Depois da licenciatura, trabalhou numa agência de comunicação e marketing em Vila Real, fez uma pós-graduação em Ciências Económicas e Empresariais e encontra-se a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação, no ramo de relações públicas e publicidade. Considera-se uma pessoa de pessoas, apaixonada pela comunicação e pela área de eventos.

Nita Pinho
Francisco Lemos

Licenciado pelo IPAM em Gestão de Marketing, o Francisco tem várias formações complementares como Relações Públicas, pela Escola das Artes, ou o 14º nível de Inglês, pela American Language Institute, tendo ainda frequentado o curso de Engenharia Metalúrgica até ao 5ª ano, altura em que descobriu que o Marketing e os Eventos eram a sua paixão. Depois de uma passagem pela DMP/ASO, criou a ELR – Promoções e Exposições. Na primeira, colaborou no lançamento da SIC, bem como em várias ações promocionais do canal de televisão que percorreram o país. Na ELR, onde era responsável pela direção comercial e planeamento, promoveu várias Voltas a Portugal em Bicicleta, em colaboração com o JN, que era o organizador. Foi responsável pela conceção e montagem de vários roadshows – onde se destacam, por exemplo, o “O Euro na estrada”, que serviu para lançar a moeda única, ou o roadshow para o Centro de Informação Jacques Delors, sobre Cidadania – e pela inauguração, lançamento e promoção do Centro de Ciência do Europarque. Especializou-se na produção de conteúdos para centros comerciais, tendo trabalhado com a maioria dos grupos existentes em Portugal.

Marta Sousa Soares

A Marta começou na área do Turismo, no posto da Câmara Municipal do Porto e numa agência de viagens, após frequentar o curso de Turismo na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. Licenciou-se em Marketing e passou por várias áreas: campanhas e promoções, elaboração de catálogo, gestão de stocks e escolha de coleções, design gráfico, imagem corporativa, gestão de recursos humanos e criação de departamentos de marketing numa empresa de venda por catálogo e numa empresa de diagnóstico médico. Mas foi na área de eventos que se especializou, pois aí encontrou uma forte ligação entre o Turismo e o Marketing. Foi gestora de eventos numa grande empresa de café, integrando a marca em eventos como Casa Decor, Portugal Fashion, Corridas da Boavista ou Essências do Vinho e Gourmet. Organizou, ainda, torneios de golf e regatas para a mesma marca, bem como eventos gourmet com vários chefs de renome nacional.

Afonso Guedes Vaz

O Afonso é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, desde 2019. Viveu um semestre em Inglaterra e estudou na Loughborough University, onde aprofundou conhecimento em marketing e comunicação, graças ao programa de mobilidade Erasmus+. Para além disso, promoveu entrevistas e relatos desportivos em solo inglês. A par da licenciatura, esteve envolvido num projeto de jornalismo académico e trabalhou como redator nas áreas de cultura e desporto. Voltou à cidade do Porto, onde nasceu e é finalista e membro da Comissão de Curso do Mestrado de Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas da Universidade do Porto, onde se mesclam duas paixões: o marketing e o empreendedorismo. Fascina-lhe a gestão e construção de marca, a produção de eventos, a música, o desporto, a política e a tecnologia. Gosta de desafios e de pensar em cada projeto de uma forma personalizada, em função da identidade e dos objetivos dos clientes. Foi atleta de basquetebol, tocou piano e é autodidata na guitarra.

Leonor Secca

A Leonor é licenciada em Design de Comunicação pela ESAD, Escola Superior de Artes e Design, em Matosinhos, desde 2019 e encontra-se neste momento a completar a sua formação académica com o mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Também em 2019, inicia a sua vida profissional, tendo colaborado com diversas entidades em regime de freelancer, desenvolvendo vários trabalhos, desde cartazes a identidades visuais para espetáculos e eventos, ilustrações, criação de sites, imagens para redes sociais, entre outros. Tem especial interesse em áreas como a editorial, a paginação, grafismos, merchandising e branding. Na conceção de cada projeto tem como objetivo encontrar soluções únicas e personalizadas para os problemas em questão. Procura conciliar os seus interesses profissionais com a sua paixão pelas artes cénicas, como a dança clássica e contemporânea, que pratica desde os sete anos de idade.

Inês Manau

A Inês realizou o curso de Design Gráfico na FLAG, no Porto, e encontra-se neste momento a iniciar a sua vida profissional, colaborando com algumas entidades no desenvolvimento de grafismos que compõem a identidade gráfica da marca como logótipos, cartões de visita, flyers, cartazes e alguns conteúdos fotográficos e para redes sociais. As áreas artísticas em que tem maior interesse são as de merchandising, identidade gráfica, ilustração, pintura digital, fotografia e edição de imagem. No futuro, procura desenvolver os seus conhecimentos na área de Web Design aliada à UX/UI e na área da Ilustração e Animação 3D. Tem como principal objetivo ter um conhecimento abrangente de um maior número de áreas para que, tirando partido das vantagens de cada uma, possa conciliá-las da melhor forma nos vários projetos, fazendo com que as peças finais possam ser demonstradas em vários tipos de suporte.

Telma Brochado

Fascinada pela arte da comunicação e tudo o que ela envolve, está no 3º e último ano da licenciatura em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Apesar de ter escolhido o curso com o intuito de seguir a vertente jornalística, apercebeu-se, mais tarde, que era pela Assessoria que queria enveredar e fazer vida. Ao longo da licenciatura fez parte de alguns projetos, entre eles o Jornal Universitário do Porto. Está desde cedo ligada a ações de voluntariado e ao apoio a causas sociais e animais. O gosto pela música, séries televisivas, cinematografia e viagens é também indiscutível. Considera-se uma pessoa dedicada e está sempre pronta para novos desafios e projetos.