Ferramentas para a análise de mercado

Por Isabel Geriante

Análise de mercado

Antes de definir a sua estratégia deve, em primeiro lugar, fazer algumas análises. Nomeadamente, a análise de situação e a de mercado. No entanto, vamos falar apenas na análise de mercado e, consequentemente, nas ferramentas para a mesma.

A análise de mercado

Nesta fase, deve estar muito atento ao que lhe rodeia. Desde os concorrentes aos consumidores. Afinal, tudo isto são públicos que deve ter em conta no desenvolvimento da sua estratégia. Por isso, antecipe-se dos seus concorrentes e esteja atento a todas as novidades.

Ferramentas para a análise de mercado

#1 Google Alerts

O Google Alerts é uma ferramenta gratuita e muito simples de usar. Basta inserir um termo que pretende seguir e, a partir daí, está a par dos novos conteúdos, desde páginas, notícias ou artigos.

#2 Social Mention

O Social Mention é interessante, sobretudo, no que respeita a palavras-chave. Aliás, a plataforma apresenta a força da palavra, menções positivas e negativas, o alcance, entre outros. Com o socialmention poderá, assim, perceber o que falam sobre a sua marca ou organização. Por isso, pode ser-lhe muito útil.

#3 Socialbakers

A partir do socialbakers pode conhecer o seu público. Assim, torna-se mais fácil a criação de conteúdo, de modo a ir ao encontro dos seus interesses. Mas também, em gerar mais interação e conversas nas redes sociais.

Que ferramentas usa para estar atento ao mercado? Visite o nosso blog, de modo a par de todas as novidades e tendências de comunicação.