Como encontrar os seus clientes ideais

Por Afonso Guedes Vaz

Como encontrar os seus clientes ideais

Os clientes são fundamentais para uma empresa, na medida em que são eles que permitem com que esta se mantenha ativa num mercado e consiga atingir os seus objetivos. Assim sendo, a Porto de Ideias deixa-lhe três dicas que o ajudarão a encontrar os seus clientes ideais:

#1 – Análise de mercado

O primeiro passo para encontrar os seus clientes ideais é realizar uma análise de mercado. Por isso, antes de partir para outras táticas, entenda qual é o contexto no qual a empresa se insere.

Acima de tudo, pense no trabalho que têm desenvolvido e compare com o que tem sido feito por parte da sua concorrência. Para além disso, avalie o comportamento do público, medindo como foi a reação a um determinado produto ou serviço, por exemplo.

#2- Defina o seu ICP

É crucial compreender o perfil do seu cliente ideal, ou em inglês ICP – Ideal Costumer Profile. Afinal, se fizer uma prospeção de clientes com base no ICP, estará mais perto de encontrar potenciais benefícios para a sua empresa e de evitar investimentos sem retorno.

O ICP define-se com base em diferentes características demográficas e geográficas, mas também pelo perfil de consumo dos clientes – quais são os produtos que mais compram, com que frequência o fazem, entre outros fatores.

#3 – Invista no marketing de conteúdo

O marketing digital é uma forma lucrativa de conseguir criar uma relação com os seus atuais e chegar a potenciais clientes. Nesse sentido, aposte numa estratégia de marketing de conteúdo alicerçada num posicionamento digital coeso bem definido, pois é cada vez mais importante para atrair o seu público e criar consumidores leais ao seu negócio.

Temos um artigo no blog da Porto de Ideias exclusivamente dedicado a este tema, que poderá recordar clicando aqui.

Gostou? Acompanhe os textos no nosso blog e fale connosco para que possamos ajudá-lo a definir a melhor estratégia para o seu negócio!