Como encontrar os seus clientes ideais
Os clientes são fundamentais para uma empresa, na medida em que são eles que permitem com que esta se mantenha ativa num mercado e consiga atingir os seus objetivos. Assim sendo, a Porto de Ideias deixa-lhe três dicas que o ajudarão a encontrar os seus clientes ideais:
#1 – Análise de mercado
O primeiro passo para encontrar os seus clientes ideais é realizar uma análise de mercado. Por isso, antes de partir para outras táticas, entenda qual é o contexto no qual a empresa se insere.
Acima de tudo, pense no trabalho que têm desenvolvido e compare com o que tem sido feito por parte da sua concorrência. Para além disso, avalie o comportamento do público, medindo como foi a reação a um determinado produto ou serviço, por exemplo.
#2- Defina o seu ICP
É crucial compreender o perfil do seu cliente ideal, ou em inglês ICP – Ideal Costumer Profile. Afinal, se fizer uma prospeção de clientes com base no ICP, estará mais perto de encontrar potenciais benefícios para a sua empresa e de evitar investimentos sem retorno.
O ICP define-se com base em diferentes características demográficas e geográficas, mas também pelo perfil de consumo dos clientes – quais são os produtos que mais compram, com que frequência o fazem, entre outros fatores.
#3 – Invista no marketing de conteúdo
O marketing digital é uma forma lucrativa de conseguir criar uma relação com os seus atuais e chegar a potenciais clientes. Nesse sentido, aposte numa estratégia de marketing de conteúdo alicerçada num posicionamento digital coeso bem definido, pois é cada vez mais importante para atrair o seu público e criar consumidores leais ao seu negócio.
Temos um artigo no blog da Porto de Ideias exclusivamente dedicado a este tema, que poderá recordar clicando aqui.
Gostou? Acompanhe os textos no nosso blog e fale connosco para que possamos ajudá-lo a definir a melhor estratégia para o seu negócio!