As tendências de comunicação para 2024

Dina Coelho

Dina Coelho

As tendências de comunicação para 2024

2024 está aqui, assim como as projeções e expetativas do que se aproxima. Os departamentos de Comunicação e Marketing das empresas estão mergulhados em reflexões e projeções para este novo ano, na implementação de estratégias de posicionamento e/ou de reforço de marca e na calendarização do lançamento de novos produtos e serviços. 2023 foi pleno de desafios e oportunidades. O mundo global está em constante mudança e transformação, potenciado pelos incríveis avanços tecnológicos. Para 2024, procuram-se estratégias inovadoras e campanhas memoráveis, alinhadas com aquelas que serão as principais tendências.

Conteúdo Interativo e Experiencial

Em 2024, o conteúdo interativo ganhará ainda mais força, com as marcas a procurar envolver ativamente os consumidores na sua comunicação, permitindo que participem da narrativa e personalizem as suas experiências. Vídeos interativos, realidade aumentada e outras tecnologias proporcionarão um relacionamento mais próximo.

Inteligência Artificial e Automação

A inteligência artificial (IA) continuará a ser protagonista e a impulsionar o marketing e a comunicação, possibilitando a personalização da experiência, chatbots mais sofisticados e um fine-tuning de dados que permitirá tomadas de decisão mais assertivas.

Metaverso e Realidade Virtual

O metaverso continuará a estar em destaque, apresentando-se como uma solução para as marcas criarem experiências imersivas. As realidades virtual e aumentada incorporarão cada vez mais as estratégias de marketing.

A liderança do vídeo

O vídeo continuará a liderar como forma dominante de conteúdo, especialmente entre os nativos digitais. Transmissões ao vivo, conteúdos de curta duração e vídeos de alta qualidade serão o foco das estratégias de marketing.

Podcasts

O ano de 2024 consolidará o modelo de podcast, reforçando-o com conteúdo em vídeo, cada vez mais especializado e para públicos-alvo específicos.

Propósito e Responsabilidade Social

A procura por marcas com propósito continuará a crescer, à medida que os consumidores esperam que as empresas demonstrem o seu compromisso com causas sociais e ambientais. As marcas que incorporam a responsabilidade social na sua estratégia terão vantagens competitivas.

Privacidade e Transparência

As crescentes preocupações com a privacidade trazem novos desafios à recolha e armazenamento de dados que tem de ser cada vez mais transparente. As empresas terão de ser muito claras sobre a respetiva Política de Privacidade para manter a confiança dos consumidores.

Personalização

Os consumidores esperam conteúdos alinhados com as suas necessidades e desejos individuais. Campanhas personalizadas, com recurso a IA e análise de dados, permitirão comunicações altamente direcionadas.

Marketing de Longo Prazo

É imprescindível investir em estratégias de conteúdo duradouro para construir relacionamentos de longo prazo com os consumidores.
Em suma: temos que comunicar mais e melhor! Mais transparente, mais próximo, mais personalizado, mais tecnológico, mais imersivo, mais responsável, mais duradouro e com mais propósito.

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2024-04-19T23:32:32+00:00
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