SEO ou SEA?

Por Isabel Geriante

SEO ou SEA?

O que usar na sua empresa: SEO ou SEA? Assim, antes de explorarmos qual e em que cada situação usar vamos perceber estes dois conceitos.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) define-se como um conjunto de técnicas que ajudam a marca a posicionar-se nas primeiras páginas dos motores de pesquisa orgânica. Aliás, o Google e o Yahoo são dois exemplos de motores de pesquisa.

Para melhorar o seu SEO não precisa de um bom investimento, mas sim de tempo e trabalho, pois é mais técnico. Além disso, os resultados são a longo prazo e não é tão fácil estar em 1º nas pesquisas.

SEA

O SEA (Search Engine Advertising) diferencia-se pelos anúncios, de modo a aparecer nas primeiras páginas dos motores de pesquisa, mas também nas redes sociais. Assim sendo, para o SEA precisa do Google Ads, por exemplo.

Ao contrário do SEO, é preciso investir mais em dinheiro e menos em tempo e trabalho, uma vez que é menos técnico e mais fácil de trabalhar. Afinal, os resultados são imediatos e existe uma maior probabilidade de aparecer em nas pesquisas.

SEO ou SEA?

Embora o Google Ads apresente mais vantagens (a nível de tempo, trabalho e resultados), não podemos dizer que uma solução é melhor do que outra.

Aliás, elas são usadas em contextos diferentes. Use o SEO para o blog ou outra plataforma que seja usada, sobretudo, para a produção de conteúdos. Use o Google Ads para promover produtos ou lojas online.

Além disso, ao usar o SEO e o SEA de forma integrada na estratégia de marketing digital, mais resultados terá.

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