Proximidade e know-how

Equipa

Uma equipa multidisciplinar e experiente.
Os melhores parceiros do seu negócio.

Carlos Furtado

É licenciado em Gestão Empresarial e tem uma experiência de mais de 25 anos em Comunicação, incluindo jornais, revistas, rádio, comunicações políticas, entre outras vertentes. Passou pelo Primeiro de Janeiro e Semanário e, em 2000, foi o primeiro diretor da revista GQ em Portugal. É o fundador da Porto de Ideias, uma agência de comunicação no seio da cidade invicta, que é hoje conhecida e reconhecida pelos seus serviços de assessoria mediática, os eventos políticos e campanhas eleitorais, os eventos desportivos como a Extreme Sailing Series ou o Circuito da Boavista ou os múltiplos eventos corporativos. Carlos Furtado mantém, ainda, uma ligação ao mundo universitário, sendo frequentemente convidado para conferências e para falar sobre comunicação e relações públicas em instituições de ensino superior. É um homem apaixonado pela família, pelo Porto e pelo Boavista Futebol Club!

Isabel Côrte-Real

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com uma pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos e várias formações em Imagem, Comunicação com os Media e Marketing Político, a Isabel iniciou a sua vida profissional numa multinacional. Em 2000, fundou a empresa QI – Consultores de Comunicação, onde desenvolveu vários projetos de referência com empresas de diversos setores de atividade. Desde 2008, assumiu a gerência da Porto de Ideias. Casada, com dois filhos, destaca a capacidade de comunicação, o espírito de liderança e o gosto pela literatura, pela música e por novos desafios.

Dina Coelho

Licenciada em Comunicação Social e Relações Públicas pela Universidade do Minho, a Dina iniciou a sua carreira profissional em 2001, como gestora de contas júnior na Mediana Imagem e Comunicação. Em 2002, integrou a equipa da QI, que transitou para a Porto de Ideias e na qual desempenha hoje a função de gestora de clientes sénior de áreas tão distintas como educação, tecnologia, indústria, saúde, hotelaria, desporto, entre outras. Com mais de 15 anos de experiência em áreas como a assessoria de imprensa, organização de eventos, relações públicas, gestão de redes sociais, marketing político e campanhas eleitorais, demonstra ainda facilidade no relacionamento interpessoal, proatividade e dinamismo.

Teresa Garcia

É licenciada em Ciências da Comunicação pela Escola Superior de Jornalismo do Porto e iniciou a carreira profissional de jornalista nas redações do Diário de Notícias e do Primeiro de Janeiro. A Teresa integrou a equipa da QI – Consultores de Comunicação e transitou para a Porto de Ideias aquando da fusão das duas empresas. É gestora de clientes sénior em Assessoria de Comunicação, Relações Públicas, Eventos Empresariais, Eventos Institucionais e Produção de Conteúdos. Profissional experiente e empenhada, demonstra uma atitude proativa face aos objetivos definidos e resultados a atingir. O percurso profissional tem sido pautado por diversos desafios e clientes em áreas distintas, como a saúde, a educação, a tecnologia e o desporto. A passagem pelo jornalismo permitiu construir uma vasta carteira de contatos, que se vieram a revelar fulcrais na assessoria de comunicação e organização de eventos empresariais. Ao longo dos últimos anos, organizou e coordenou grandes projetos como campanhas eleitorais, eventos desportivos de vela e hipismo, seminários e conferências.

Ricardo Neves
O Ricardo é licenciado em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia pela Universidade do Porto e chegou à Porto de Ideias em 2015. Com um percurso pessoal e académico que tocou outras áreas de interesse, da licenciatura em Biologia e estágio em Biologia Molecular, à passagem pelo mestrado em Marketing e às artes performativas, encontrou na comunicação uma forma eficiente de conjugar algumas paixões e fontes de motivação distintas, mas complementares – o design de comunicação, os conteúdos, a comunicação digital e a produção de eventos. Entusiasmam-no a criatividade no design, na arquitetura e na publicidade; a música, a dança e as produções artísticas; o cinema, as séries televisivas e um argumento e cinematografia inspirados; a inovação no hardware, no software e, particularmente, nas ideias de design de UX/UI que estimulam e revolucionam a experiência do utilizador; a investigação jornalística, o debate, a sátira política e a luta em prol de direitos fundamentais; as pessoas que questionam, opinam, valorizam, fazem e desfrutam; e os patudos, tão imprevisíveis e genuínos quanto dedicados.
Soraia Marcelo

Orgulhosamente transmontana, a Soraia licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde destaca a sua vida associativa muito ativa, tendo passado pela Associação Académica da UTAD, Núcleo de Ciências da Comunicação e UTAD Solutions Consulting (empresa júnior). Durante a licenciatura, teve a oportunidade de estagiar em São Paulo (Brasil) na Tudo em Pauta – Comunicação Integrada, onde teve uma das melhores experiências profissionais a nível de assessoria de comunicação. Depois da licenciatura, trabalhou numa agência de comunicação e marketing em Vila Real, fez uma pós-graduação em Ciências Económicas e Empresariais e encontra-se a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação, no ramo de relações públicas e publicidade. Considera-se uma pessoa de pessoas, apaixonada pela comunicação e pela área de eventos.

Inês Manaú

A Inês realizou o curso de Design Gráfico na FLAG, no Porto, e encontra-se neste momento a iniciar a sua vida profissional, colaborando com algumas entidades no desenvolvimento de grafismos que compõem a identidade gráfica da marca como logótipos, cartões de visita, flyers, cartazes e alguns conteúdos fotográficos e para redes sociais. As áreas artísticas em que tem maior interesse são as de merchandising, identidade gráfica, ilustração, pintura digital, fotografia e edição de imagem. No futuro, procura desenvolver os seus conhecimentos na área de Web Design aliada à UX/UI e na área da Ilustração e Animação 3D. Tem como principal objetivo ter um conhecimento abrangente de um maior número de áreas para que, tirando partido das vantagens de cada uma, possa conciliá-las da melhor forma nos vários projetos, fazendo com que as peças finais possam ser demonstradas em vários tipos de suporte.

Pedro Cunha
Ligado desde cedo ao design gráfico, foi um convite para frequentar um curso nessa área que fez despertar a paixão pela atividade que exerce até hoje. Para além de ser um apaixonado assumido por aquilo que faz, o Pedro conta já com uma vasta e notável experiência enquanto designer. Iniciou a carreira profissional jornal diário Primeiro de Janeiro, tendo passado, mais tarde, pelo Comércio do Porto, Público, O JOGO, Porto Editora e ASA. Nos tempos livres, o desporto é uma das principais ocupações, nomeadamente, o futebol e as caminhadas, nunca deixando de parte o gosto pelo cinema.
Margarida Antunes
Sempre à procura de novos desafios, a Margarida entrou na Porto de Ideias com a vontade de encontrar algo que a fizesse sentir na pele o que é verdadeiramente trabalhar na área da comunicação e relações-públicas. Sendo licenciada em Ciências da Comunicação, na vertente de Comunicação Estratégica, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, quis de imediato colocar à prova tudo o que aprendera. Nunca conseguindo ficar parada, esteve sempre envolvida em diversos projetos, desde voluntariado em associações infantis até à coordenação e direção de grupos académicos e núcleos de estudantes, passando por pequenos projetos artísticos e musicais. Adora explorar as áreas de assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e clientes, organização de eventos e produção de conteúdo em todos os formatos. Amante de viagens e de guardar momentos em fotografia, percorreu a Europa de mochila às costas, tendo sido esta a maior aventura da sua vida. O que virá agora? Ela está ansiosa por descobrir.
João Queiroz

Licenciado em Jornalismo e Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, com pós-graduação em Assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas pela Escola de Jornalismo do Porto, iniciou a carreira como jornalista, no Jornal de Notícias, e daí transitou para o Semanário Grande Porto e o Jornal i. Pelo meio, lançou um livro, O Caso Calabote, resultado de um trabalho de investigação sobre um célebre caso que marcou a história do futebol português. Mais tarde, integrou o departamento de comunicação e conteúdos do FC Porto, para depois regressar aos jornais, primeiro na casa de partida, o JN, e, posteriormente, no Expresso. Ao longo de um percurso de 14 anos, trabalhou sobretudo em Política, Economia, Sustentabilidade, Sociedade e Desporto. Em 2023, abandonou as redações para abraçar a Porto de Ideias e o desafiante mundo da consultoria de comunicação. Nasceu, cresceu e viveu sempre no Porto, é um orgulhoso portuense, convicto regionalista e indefetível portista.

Filomena Nascimento
Com a licenciatura em Ciências da Comunicação, especializou-se em Jornalismo e frequentou o CENJOR. Mais tarde, concluiu o mestrado em Assessoria. Fez televisão na SIC e imprensa em vários órgãos de comunicação social, dedicando-se a esta variante da comunicação ao longo de 20 anos. Exerceu funções em diversos gabinetes ministeriais e teve a oportunidade de assessorar marcas e empresas nacionais e internacionais em setores tão diversos como o desporto, cultura e saúde. Em 2017, lançou o “Mindful Eating”, livro que promove o encontro do equilíbrio entre o corpo e a mente. Define-se como determinada, dedicada às causas em que acredita e, sobretudo, gosta de abraçar projetos onde possa acrescentar valor.