Presença na Internet: a importância de uma gestão cuidada
Poderá estar a pensar em criar um negócio ou a querer dar um salto no número de clientes da sua empresa. Poderá estar a tentar fazer crescer a reputação da sua marca junto do seu público-alvo. Poderá ser um@ jovem, replet@ de sonhos, que quer finalmente encontrar uma entrevista de trabalho e reunir experiência profissional. Seja quem for, é essencial ter uma gestão cuidada da sua presença na Internet, num mundo cada vez mais digital e interconectado.
Hoje, já não é incomum sabermos como fazer publicações online, independentemente da geração. Com ou sem imagens, numa rede social ou num website, numa frase curta ou num longo texto. Não obstante, a generalidade das pessoas não pensa nos inúmeros fatores que influenciam o alcance de uma publicação quando decidem partilhar os seus conteúdos online.
Há várias métricas que devem ser consideradas nas redes sociais, desde o alcance ao número de gostos, comentários e partilhas. Também é importante ter em atenção a qualidade das interações que tem com o seu público, assim como monitorizar o crescimento das suas páginas nas diversas redes que utilizar.
Nos websites, a taxa de cliques, as origens do tráfego e a posição da página nos motores de pesquisa são indicadores importantes para fazer uma análise do que estará a correr bem e do que poderá ser melhorado.
Cada plataforma online tem as suas particularidades e a forma de atuar varia consoante o objetivo que se quer alcançar. E os indicadores de desempenho não ficam por aqui.
Sendo assim, é importante distinguir o uso pessoal do uso profissional destas plataformas, de forma a conseguir tirar o máximo partido das potencialidades que a Internet tem para lhe oferecer.
É esse caminho que na Porto de Ideias o ajudamos a traçar.