Inbound e Outbound Marketing
Sabe qual é a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing? E, sabe de que forma é que estas duas estratégias podem influenciar o seu negócio?
#1- Vamos às bases
Acima de tudo, importa clarificar os dois conceitos. Aliás, o Inbound Marketing está focado na atração e conversão de potenciais clientes. Isto acontece através da criação de conteúdos que despertem interesse. Assim sendo, atua como um iman magnético que providencia aos internautas o que querem ver. Ou seja, atração, conversão, venda e fidelização.
Por outro lado, o Outbound Marketing está associado ao Marketing mais tradicional. Mensagens publicitárias unidirecionais para um público mais abrangente e massificado. Nesse sentido, maior é a probabilidade de se ignorar a informação.
#2 – Principais diferenças e semelhanças
Tempo e custos de produção
O Inbound Marketing é rápido e económico. Em contrapartida, o Outbound Marketing é lento e dispendioso, uma vez que se direciona às massas.
Sentido da procura
Um ponto importante a saber é onde as duas estratégias diferem na procura. No Inbound Marketing, os clientes encontram a empresa pelas redes sociais, pelos blogs e motores de busca. Quanto ao Outbound Marketing, a empresa é que procura pelos clientes, ou seja, através de espaços publicitários na televisão, jornais, rádio ou websites.
Engagement
Por ter na sua génese o diálogo constante entre a empresa e o seu público, o Inbound Marketing promove um relacionamento mais duradouro entre os dois. Em contrapartida, no Outbound Marketing, as ofertas são mais diretas.
#3 – Qual é a melhor?
Em síntese, é complicado dar uma resposta geral, pois a resposta depende da dimensão, da identidade e dos objetivos de cada empresa.
No entanto, pode ser possível conciliar estas duas estratégias, tendencialmente em empresas de grande dimensão.
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