Gestão de crises: a importância da comunicação
Há vários tipos de crise e podem surgir das fontes mais imprevisíveis, desde desastres naturais, a colapsos financeiros, pandemias, ou ataques informáticos. Saber gerir uma crise é vital para qualquer organização nos tempos de hoje e deve sempre assentar num plano de gestão de crises que visa minimizar os prejuízos por ela provocados. E que não se limita a enfrentá-la no imediato, pois também deve prever uma série de estratégias que permitam à empresa emergir de uma forma mais resiliente e adaptada após o problema.
Em todo o processo da gestão de crises, a administração da comunicação é crucial na defesa e manutenção da credibilidade de uma organização. A rapidez da propagação dos conteúdos e a liberdade de expressão proporcionada pelas redes sociais obriga as empresas a adotar novas formas de gestão desta área sensível da comunicação, que desempenha um papel essencial na amenização dos danos por situações adversas. A forma como se comunica pode determinar a extensão dos prejuízos e a capacidade de recuperação de qualquer organização.
Como uma boa comunicação durante uma crise pode ser um fator importante no cenário empresarial contemporâneo?
A arte da comunicação na gestão de uma crise envolve vários elementos-chave que ajudam a construir uma boa estratégia para dar uma resposta eficaz às dificuldades. Numa empresa deve existir sempre um manual de gestão de crises e uma equipa direcionada para a resolução. Os membros destacados são responsáveis por aconselhar a direção e gerir as comunicações com os diversos públicos envolvidos, identificando os que são prioritários para receber a mensagem com urgência.
É necessário reagir com uma resposta rápida e transparente para evitar a especulação e o pânico dos intervenientes. A informação deve ser estrategicamente pensada e devidamente distribuída aos meios de comunicação, de forma a impedir falsas verdades e, sobretudo, para colocar os media do lado da organização. Nesse sentido, é importante designar um porta-voz para garantir que as mensagens sejam claras, curtas e consistentes, pois ajuda a transmitir uma ideia de unidade.
É também importante monitorizar continuamente as informações que circulam na opinião pública, incluindo os meios de comunicação e as redes sociais.
O momento pós-crise pode ser determinante para a continuidade no cenário empresarial, pois é nesta fase importante da “reconstrução” da imagem em que se cuida das consequências e se mantêm os esforços no controlo dos danos. É primordial realizar uma avaliação das causas da crise e de todas as decisões e ações tomadas, para assim preparar da melhor forma uma futura adversidade.
É, por isso, necessário um crescimento constante na aprendizagem e uma consciencialização prévia das consequências de uma má comunicação, para que seja possível obter soluções rápidas e eficazes. As empresas que dominam com mestria a gestão da comunicação numa crise estarão sempre mais bem posicionadas para ultrapassá-las mais rápida e eficazmente. Investir na preparação e execução competente da gestão da comunicação numa situação adversa é essencial para o sucesso de qualquer instituição.