Comunicação, recursos humanos e cultura organizacional
A comunicação é, hoje, uma preocupação acrescida na gestão moderna das empresas. É um vetor transversal a toda a atividade e a todos os departamentos das organizações. A comunicação externa é um importante ativo na conquista de posicionamento e notoriedade junto dos públicos-alvo, mas a comunicação interna não é menos importante.
A maior parte dos nossos clientes têm hoje uma preocupação com os seus recursos humanos e investem por isso em propostas de emprego que vão muito além do aspeto financeiro. A escassez e a retenção de talento a isso as obriga. Os pacotes salariais são diversos e compostos por vários aspetos especialmente desenhados e concebidos para irem ao encontro de uma resposta que seja cativante e desafiadora.
De entre muitas variáveis, desde o teletrabalho ou trabalho híbrido, às oportunidades de enriquecimento e desenvolvimento pessoal, formação, flexibilidade e autonomia, ressalta o facto de os jovens estarem alinhados com uma cultura organizacional que contribua para a sua felicidade, para o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal, e, por fim, mas não menos importante, para um mundo melhor e mais justo. O propósito das empresas é um dos top drivers que está na base das escolhas dos candidatos no mercado de trabalho. Eles valorizam uma cultura alinhada com valores como a diversidade, a equidade, a igualdade e a sustentabilidade ambiental.
É-me, portanto, muito grato trabalhar com empresas que têm esta consciência e estão disponíveis para se realinhar e responder às tendências a que se obrigam, para terem um futuro de sucesso.
Como empresa de comunicação, auxiliamos as organizações nesta área, através da implementação de várias ferramentas que permitem responder de forma eficaz a estes novos requisitos, permitindo assim uma valorização consistente dos recursos humanos e do seu alinhamento com um propósito bem definido e partilhado por todos. Desde os conteúdos para as newsletters internas e intranet, à organização de eventos e momentos de gathering interno, partilha de informação top-to-down, organização de ações de team building, ou criação dos melhores conteúdos para marketing digital, estamos ao lado das empresas neste caminho que consideramos essencial para o desenvolvimento de uma cultura de partilha e empoderadora.
No setor da comunicação empresarial, sempre ouvimos falar em KPI. Utilizamos normalmente um alinhamento de matrizes sobre as quais trabalhamos e que nos permitem contabilizar resultados e, desta forma, apresentá-los ao cliente para que este possa aferir a eficácia do cumprimento dos objetivos que nos propusemos.
Podemos partir deste acrónimo para, na comunicação interna, definir uma cultura e uma atitude absolutamente essenciais para um desempenho focado e alinhado com o sucesso. E, para isso, é essencial manter os colaboradores informados, envolvidos, interessados e inspirados.
Keep People Informed
Keep People Involved
Keep People Interested
Keep People Inspired
E, sim, inspiração é a palavra-chave. Inspirar para mudar, inspirar para melhorar, inspirar para ajudar, inspirar para educar, inspirar para transformar, inspirar para motivar. Enfim, inspirar, porque só assim conseguiremos construir um mundo melhor. E as empresas têm essa responsabilidade e a capacidade de empoderar os seus colaboradores para que, eles próprios, possam ser também um grande agente de mudança.