Comunicação e marketing: o que são e o que os distingue?
Consegue definir os conceitos de comunicação e marketing? Sabe o que os distingue e a importância que têm para as organizações? Podem parecer ter a mesma finalidade, mas o que os difere está na forma como beneficiam a organização.
Para clarificar, a comunicação é o ato de emitir, transmitir e receber mensagens através de métodos ou processos convencionais, que ocorre por meio da linguagem verbal ou não verbal, escrita ou gestual. Contudo, esta pode dividir-se em comunicação interna e comunicação externa.
Quando falamos de comunicação interna, referimo-nos aos colaboradores que fazem parte da organização, sendo que são eles que fazem as coisas acontecerem e, sem uma boa comunicação, as estratégias dificilmente alcançarão o resultado pretendido. Por outro lado, a comunicação externa relaciona-se diretamente com o cliente e a forma como o produto é apresentado ao público. Dispõe de diversas ferramentas, destacando-se a publicidade e a propaganda, e pode realizar-se tanto online como offline.
Como métodos de divulgação offline, podemos considerar as publicações e jingles de rádio, os comerciais de televisão, panfletos ou outdoors. Já no online, a comunicação pode fazer-se através de redes sociais, mecanismos de pesquisa e websites.
No que ao marketing diz respeito, trata-se do processo pelo qual as empresas criam valor no mercado e constroem relacionamentos com as partes interessadas para captarem também o seu valor. Contudo, este surge através da construção de relacionamentos com os clientes pelo meio da compreensão do mercado, das necessidades e desejos do cliente, da estratégia direcionada para o cliente, da construção de um programa integrado de marketing que entregue valor e da construção de relacionamentos e satisfação do cliente.
Qual a importância da comunicação e do marketing para as empresas?
É pelo facto de existir competição no mercado que o marketing é tão importante para as empresas. Este ajuda a gerar resultados fantásticos e diferencia o negócio da concorrência através, por exemplo, da melhoria do relacionamento com o cliente, do estudo dos concorrentes, da monitorização da marca, da construção de uma marca top of mind e da pesquisa de tendências e de ações.
No que toca à comunicação, nomeadamente a comunicação interna, esta é a base para que os colaboradores trabalhem de forma conjunta e alinhada com os objetivos estratégicos da empresa, pois permite a interação e integração de todo o universo corporativo, fazendo com que se sintam parte da mesma e assim consigam obter resultados positivos. Relativamente à comunicação externa, a forma como se divulgam os valores e o posicionamento da empresa para o público, o conhecimento da marca, produto ou serviço no mercado, a conquista de novos clientes e o cultivo de uma boa reputação da empresa são vitais para que um negócio interaja com as partes interessadas fora da organização.