Como melhorar o engagement nas redes sociais

Por Afonso Guedes Vaz

Como melhorar o engagement nas redes sociais

As redes sociais são uma parte fundamental de um bom plano de marketing digital. Nesse sentido, servem como um catalisador para o crescimento de uma marca, num mundo cada vez mais global e interconectado. Por isso, não só deve saber como ganhar visibilidade, mas também como melhorar o engagement nas redes sociais.

Assim, é importante para as empresas que avaliem a eficácia das ações de comunicação que são (ou deviam ser) implementadas nessas plataformas. O engagement é uma métrica que permite isso mesmo. Define a interação entre uma marca e o seu público-alvo, com o objetivo de criar uma relação duradoura.

Não obstante, cada rede social tem indicadores e formas de expressão diferentes. Aliás, esses recursos permitem compreender a popularidade de uma publicação, o que pode ser bom ou mau. Um conteúdo pode ficar viral, mas gerar má publicidade, prejudicando, desse modo, a marca.

Como melhorar o engagement nas redes sociais:

#1 CTA (Call to Action)

Convide os seus seguidores a reagir às suas publicações. Seguramente que já viu algum destes estímulos enquanto passava tempo pelas redes sociais:

  • “Gostou? Diga-nos o que pensa”
  • “Deixe o seu like e partilhe com os seus amigos!”
  • “Marque aqui um amigo que se identifica com este post”

Afinal, estas pequenas chamadas podem influenciar o engagement de uma forma positiva.

#2 Explore as lives

Realize sessões em direto nas redes sociais e converse acerca de um tema importante para a marca. Procure, ainda, interagir com o seu público. Por exemplo, reúna os comentários que recebeu nas últimas publicações e partilhe-os numa live, agradecendo o feedback positivo e negativo.

Para além disso, permita aos utilizadores juntarem-se à sessão e dizerem o que pensam acerca do tema, bem como da marca.

#3 Pondere conteúdo de outros utilizadores

Acima de tudo, um cliente que publica nas suas redes sociais a boa experiência que teve com a sua marca, traz-lhe mais exposição e, possivelmente, mais clientes.

Por isso, procure por posts positivos pelas redes sociais e partilhe-os na conta da sua marca. Aliás, quem nunca pesquisou pelas reviews e comentários antes de experimentar um produto?

O que achou destas dicas de como melhorar o engagement nas redes sociais? Visite o nosso blog, de modo a estar a par de todas as novidades e sugestões, e deixe que a Porto de Ideias defina a melhor estratégia de comunicação para o seu negócio!