Como identificar as Fake News

Por Dina Coelho

Como identificar as Fake News

Fake News: O que são? Para que servem?

“Fake News”, na tradução literal do inglês significa “Notícias Falsas”.

Produzidas para enganar, distorcer, manipular e desinformar, as “Fake News” têm como objetivo legitimar um pensamento, favorecer ou prejudicar alguém. Além disso, estas notícias criam-se com fins políticos, económicos, ou outros.

O fenómeno das “Fake News” ganhou relevo em 2016, com as eleições nos EUA e a sua alegada influência na vitória de Donald Trump.

Como se propagam as “Fake News”?

As “Fake News” circulam a uma velocidade incontrolável pelo terreno fértil de viralização que têm nas redes sociais – Twitter, Facebook ou em aplicações mais fechadas como o Whatsapp. Nesse sentido, a constante partilha destas “mentiras” credibilizam a (falsa) notícia.

Para que servem as “Fake News”?

Normalmente, o objetivo de uma “Fake News” é criar polémica em torno de uma determinada situação ou pessoa. Revestidas de um teor extremamente dramático, apelativo e/ ou polêmico, as “Fake News” a enorme capacidade de atrair a atenção das massas.

Os conteúdos falsos são uma poderosa arma contra algo ou contra alguém. No âmbito político, por exemplo, as notícias falsas usam-se com o intuito de “denegrir” e “manchar” a reputação de determinado candidato, fazendo com que perca potenciais eleitores.

Como se conseguem identificar as “Fake News”?

Um elevado sentido crítico é a chave do sucesso na triagem entre informação credível e “Fake News”. Assim, o mais importante é ter a capacidade de questionar as “verdades”, não aceitando tudo como se fosse “real” apenas porque “leu na internet”.

À primeira vista pode parecer difícil identificar as “Fake News”, mas existem uma série de cuidados que ajudam a combater e a identificar “a praga” das notícias falsas.

#1 Ler o conteúdo na íntegra

Em primeiro lugar, antes de partilhar uma “notícia” ou uma informação leia sempre o conteúdo até ao final. Num dos tipos mais comuns de “Fake News”, o título é habitualmente descontextualizado da restante informação.

#2Verificar a origem da notícia

As “Fake News” são, por norma, pobres de fontes. Quando uma informação não contém elementos jornalísticos básicos, a veracidade do texto passa a ser questionável. Desse modo, pesquise sobre o meio que está a noticiar determinada informação e valide a sua reputação.

#3 Pesquisar por outras fontes

Quando recebemos alguma informação não devemos confiar exclusivamente na primeira fonte. Por isso, pesquise e verifique o conteúdo através de veículos de comunicação credíveis.

#4 Quem é o autor

Confira a identidade dos autores do texto e procure um histórico de trabalhos que já foram publicados por essas pessoas. Caso não haja nenhum indício de quem escreveu a informação, há uma enorme probabilidade de se tratar de uma notícia falsa.

#5 Confirmar a data da notícia

Existe a possibilidade de a informação ser verdadeira, mas esta está fora do seu contexto original. Por isso, verifique a data em que a notícia foi publicada antes de a partilhar.

Visite o nosso blog para mais sugestões ou novidades de Comunicação.