As relações públicas digitais

Por Isabel Geriante

Porto de Ideias à conversa com os setores de atividade

Acima de tudo, quem trabalha no mundo empresarial, certamente que já está familiarizado com o termo ‘relações públicas’. Porém, o mundo digital mudou algumas regras e fez com que os profissionais de RP se adaptassem. Descubra de que forma se adaptaram e os benefícios de ter um profissional de RP digitais na sua empresa.

O que são as relações públicas digitais

Quando se fala em relações públicas pensamos de imediato na construção de reputação de uma marca ou empresa. Aliás, é precisamente isto que as RP digitais fazem. Contudo, mais orientado para o online!

Desta forma, eles devem construir táticas, e usar plataformas e ferramentas para interagir com o seu público. O blog, os podcasts ou as redes sociais são, portanto, exemplos de plataformas e ferramentas que as RP digitais estão diariamente em contacto.

Os benefícios dos relações públicas digitais para uma marca:

#1 Aumento de visibilidade e reputação

Como mencionamos anteriormente, as RP digitais são essenciais para aumentar a visibilidade e a reputação de uma marca online. Por isso, devem criar uma estratégia de marketing de conteúdo para ter sucesso.

#2 Posicionar uma marca

As RP digitais devem, também, posicionar uma marca no ambiente digital. Deste modo, devem criar conteúdos interessantes, atuais e de qualidade, bem como criar estratégias de SEM e SEO para, consequentemente, aumentar o tráfego para o website.

Nesse sentido, o seu objetivo passa por obter as melhores posições nos motores de busca e aumentar o número de leads.

#3 Criar uma relação duradoura com o público

Através de uma gestão cuidada das plataformas online, as RP digitais devem criar uma relação com o público. Assim sendo, isto consegue-se pelo uso de estratégias SMO e SMM, mas também pelo uso de uma comunicação cuidada, coerente e transparente.

O que acharam deste artigo? Visitem o nosso blog de forma a estarem a par de todas as novidades e sugestões de comunicação.