A importância da organização de eventos na ativação de uma marca
A comunicação, nos dias de hoje, é essencial e indispensável para a vida de qualquer marca ou instituição. A ativação de uma marca é a arte de lhe dar vida e de incentivar uma interação positiva e memorável com o seu público-alvo.
De uma forma mais simples, a ativação de uma marca é o processo de criação de experiências que determina que, a partir de uma interação em particular, o nosso relacionamento com a marca passa a ser mais do que um mero reconhecimento da mesma. Assim, podemos afirmar que as ativações bem-sucedidas são sempre sustentadas numa ideia poderosa fora da caixa que está de acordo com a estratégia da marca.
Uma das estratégias para trabalhar a ativação de uma marca é a organização de eventos. E porque são estes tão importantes? A sua relevância para uma empresa sustenta-se no facto de estes serem os propulsores da relação imagem-público.
Os eventos são sempre orientados para um target em particular, sendo a criação da experiência focada nele. São ferramentas de conexão com os seus clientes, da criação de confiança e credibilidade e do estabelecimento de relações próximas e a sua manutenção a longo prazo. São acontecimentos planeados com o intuito de atrair a atenção das pessoas, difícil de captar nos dias de hoje.
Além disso, existem algumas vantagens que não podemos ignorar quando organizamos um evento, entre as quais: a predisposição do público à experiência, a mente e o espírito aberto, o potencial de partilha, a experimentação do produto/ serviço, a criação de uma “comunidade”, e o envolvimento da marca de uma forma não intrusiva.
Quando bem executado, um evento tende a ser um excelente meio de comunicação aproximativa, pois impulsiona a participação direta do público na empresa, criando um valor que se mantém intrínseco. As histórias criadas marcam a vida das marcas e das pessoas, sendo facilmente comunicáveis e partilhadas nas diversas plataformas de comunicação digital, e pelo mecanismo do word-of-mouth.
Tudo isto resulta no aumento de vendas e visibilidade e na melhoria das relações entre os stakeholders da empresa. A partir da ferramenta “Experiential Events”, conseguimos fazer diferente e fazer melhor, criando um ponto de partida de diferenciação da concorrência, conseguimos promover os nossos produtos ou serviços de uma forma mais próxima dos clientes, atraindo-os para as nossas redes sociais, e conseguimos proporcionar um momento único e agradável aos mesmos. E a base da diferenciação está na criatividade, no quão longe conseguimos ir. Não há barreiras nem limites para aquilo que podemos imaginar.
Agregar valor ao produto ou ao serviço que se oferece ao público só faz com que este se torne memorável!