A importância da comunicação interna

Telma Brochado — Porto de Ideias

Telma Brochado

Porto de Ideias à conversa com os setores de atividade

Quando nos deparamos com o conceito de comunicação no âmbito empresarial, rapidamente nos vem à cabeça a ligação com o exterior, com os clientes e a forma como a nossa marca é comunicada fora da “bolha”.

Embora tudo isso seja fundamental e deva ser trabalhado e planeado ao pormenor, para que a imagem transmitida seja a mais positiva possível, é também importante olhar para a outra face da comunicação: a comunicação interna.

Nos bastidores de qualquer empresa bem-sucedida e com bons resultados, existe sempre uma equipa que deve ser motivada e estimulada, o que acaba por se refletir na produtividade conseguida.

Como conseguir uma comunicação interna eficaz

A comunicação entre o pessoal interno de uma organização é uma ferramenta essencial para o seu bom funcionamento e contribui também para a construção da identidade e imagem da marca. Para isso, é necessário saber fidelizar o colaborador, de forma a criar a sinergia desejada.

Se tem uma empresa, eis algumas dicas para pôr em prática enquanto líder:

#1 Manter os colaboradores a par das informações institucionais

É fundamental que todos os elementos tenham uma visão geral do que está a acontecer dentro da empresa. A partilha de objetivos, metas, próximos passos, resultados obtidos, etc., é também muito importante. Esta transparência elucida a equipa daquilo que é esperado e aumenta o sentimento de pertença.

#2 Integrar os colaboradores na equipa

Dar espaço às ideias e opiniões dos demais elementos é algo muito benéfico para a construção do espírito colaborativo, para além de proporcionar um ambiente laboral confortável, no qual deve ser claro que todos podem participar ativamente sem medo de errar.

#3 Saber comunicar com os colaboradores

O discurso é um elemento primordial da comunicação e, por esse mesmo motivo, há que ter alguns cuidados. Ser claro, objetivo e preciso naquilo que é pretendido do colaborador, estabelecer prazos e dar feedback são fatores que podem ajudar a reduzir a ansiedade e stress no trabalho.

#4 Aceitar feedback

A comunicação é um canal de duplo sentido e, como tal, há que utilizar esse recurso da melhor forma. É importante dar feedback, mas também recebê-lo, para que possa ser feita uma avaliação do que é necessário manter ou melhorar.

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