A importância da comunicação interna
Quando nos deparamos com o conceito de comunicação no âmbito empresarial, rapidamente nos vem à cabeça a ligação com o exterior, com os clientes e a forma como a nossa marca é comunicada fora da “bolha”.
Embora tudo isso seja fundamental e deva ser trabalhado e planeado ao pormenor, para que a imagem transmitida seja a mais positiva possível, é também importante olhar para a outra face da comunicação: a comunicação interna.
Nos bastidores de qualquer empresa bem-sucedida e com bons resultados, existe sempre uma equipa que deve ser motivada e estimulada, o que acaba por se refletir na produtividade conseguida.
Como conseguir uma comunicação interna eficaz
A comunicação entre o pessoal interno de uma organização é uma ferramenta essencial para o seu bom funcionamento e contribui também para a construção da identidade e imagem da marca. Para isso, é necessário saber fidelizar o colaborador, de forma a criar a sinergia desejada.
Se tem uma empresa, eis algumas dicas para pôr em prática enquanto líder:
#1 Manter os colaboradores a par das informações institucionais
É fundamental que todos os elementos tenham uma visão geral do que está a acontecer dentro da empresa. A partilha de objetivos, metas, próximos passos, resultados obtidos, etc., é também muito importante. Esta transparência elucida a equipa daquilo que é esperado e aumenta o sentimento de pertença.
#2 Integrar os colaboradores na equipa
Dar espaço às ideias e opiniões dos demais elementos é algo muito benéfico para a construção do espírito colaborativo, para além de proporcionar um ambiente laboral confortável, no qual deve ser claro que todos podem participar ativamente sem medo de errar.
#3 Saber comunicar com os colaboradores
O discurso é um elemento primordial da comunicação e, por esse mesmo motivo, há que ter alguns cuidados. Ser claro, objetivo e preciso naquilo que é pretendido do colaborador, estabelecer prazos e dar feedback são fatores que podem ajudar a reduzir a ansiedade e stress no trabalho.
#4 Aceitar feedback
A comunicação é um canal de duplo sentido e, como tal, há que utilizar esse recurso da melhor forma. É importante dar feedback, mas também recebê-lo, para que possa ser feita uma avaliação do que é necessário manter ou melhorar.
O que achou das nossas dicas de comunicação interna? Visite o nosso blog para mais dicas e sugestões de comunicação.