3 ferramentas para estimular a criatividade
A criatividade é, sem dúvida, essencial para as empresas terem sucesso e se diferenciarem no mercado. Por isso, apresentamos 3 ferramentas para estimular a criatividade dentro das empresas.
#1 Mapas mentais
Os mapas mentais podem ser uma ferramenta poderosa quando se trata de gerar e organizar ideias. Com os mapas poderá anotar todas as ideias e/ou soluções que lhe vier à cabeça, de modo a construir um grande mapa gráfico. Assim, vai ser mais simples escolher as ideias e/ou soluções que mais se adequam a um determinado problema. Existem várias plataformas que permitem a realização destes mapas mentais, como por exemplo o MindMup ou o MindMeister.
#2 Brainstorming
No brainstorming, todas as ideias são válidas! Aliás, esta é uma técnica desenvolvida em grupo e costuma ser especialmente usada em ambientes criativos, como por exemplo as agências de comunicação e publicidade. Desse modo, esta ferramenta tem como objetivo a geração de ideias originais, em grupo e sem críticas.
#3 Design thinking
O design thinking é um conjunto de processos realizados com o intuito de propor novas abordagens ou soluções aos problemas. O design thinking é, ainda, composto por várias fases. Em primeiro lugar, a recolha de dados e análise do problema. Em segundo lugar, a geração de ideias em grupo para selecionar as ideias mais adequadas. E, finalmente, a colocação das ideias na prática. O facto de ser uma ferramenta trabalhada em equipa ajuda a responder de forma criativa ao problema!
O que acharam das 3 ferramentas sugeridas para estimular a criatividade? Costumam usá-las? Se não, não se esqueçam de contactar a Porto de Ideias para trabalhar os vossos conteúdos de forma criativa.