3 dicas para uma estratégia de comunicação integrada

Por Afonso Guedes Vaz

3 dicas para uma estratégia de comunicação integrada

A passagem para o digital contribuiu para a diminuição da distância entre a comunicação interna e a externa. Afinal, em tempos de redes sociais, onde a presença online é tão importante, é fundamental para as empresas construir uma estratégia de comunicação integrada. Porém, esta deve economizar tempo e recursos, mantendo resultados positivos e duradouros! Assim sendo, descubra com a Porto de Ideias 3 dicas para uma estratégia de comunicação integrada:

#1 – O planeamento é chave

Recolha dados acerca dos seus stakeholders e pense no tipo de conteúdo que gostariam de ver. Desse modo, use e abuse do Excel para fazer planeamentos, que lhe permitam saber com antecedência o que tem que ser feito e quando tem que estar pronto.

Em primeiro lugar, comece por uma escala mais macro, pensando mensalmente no que deve fazer, até chegar a um plano mais detalhado, por dias. Para além disso, tenha em conta que plataformas vai utilizar e adapte o seu conteúdo consoante as escolhas que fizer.

#2 – O contexto importa!

Esteja atento à atualidade e aos assuntos mais falados do dia. Aliás, as oportunidades de comunicação devem ser bem capitalizadas. Por isso, guarde espaço nos seus planos para adaptar e modificar os conteúdos, consoante a atualidade e os resultados.

Tudo deve ser pensado e executado respeitando o propósito da sua empresa. A mensagem deve respeitar os seus valores e a sua missão, mas adaptada ao canal de comunicação que escolher utilizar.

#3 – Períodos de maior afluência e criatividade

Verifique os períodos de maior afluência ao seu website e o engagement que vai obtendo nas redes sociais. Nesse sentido, faça uma média que lhe permita estimar em que altura deve publicar o material que tem preparado.

Seja criativo e procure despertar uma reação com o que está a comunicar. Lembre-se: a criatividade não resulta simplesmente de inspiração individual ou de um talento nato. Para além disso, Steve Jobs explicava-a como “a arte de conectar ideias” e ela está ao alcance de todos os que combinam a paixão com o trabalho!

O que achou das nossas 3 dicas para uma estratégia de comunicação integrada? Para mais novidades ou sugestões visite o nosso blog e deixe que a Porto de Ideias defina a melhor estratégia de comunicação para o seu negócio!